Avançar para o conteúdo principal

Trauma 🎭

O que é ao certo um trauma?

Com certeza já se depararam com este tema e com as suas particularidades.
Durante muito tempo se foi estudando sobre o Stress Pós Traumático, conseguindo se assim entender que acontecimentos, memórias e histórias podem levar ao seu desenvolvimento.

"Mas como fico traumatizado, como sei que se trata de um trauma para mim?" (questão enviada por um seguidor)

Para um diagnóstico é necessária uma avaliação psicológica de forma a abordar todas as especificidades deste tema, mas na evidência de sintomas como pesadelos, flashback's e sintomas físicos como taquicardia, suores, tremores, mal-estar, podem ser alguns indícios mas é sempre necessário avaliar cada caso como sendo único, pois o que para uns é marcante para outros pode ser irrelevante.

Existem realidades muito diferentes dentro do nosso pequeno Portugal. Felizmente para mim, tive uma infância feliz, repleta de boas recordações e de muito amor e carinho, mas existem outros cenários que podem condicionar o futuro de qualquer indivíduo como por exemplo violência doméstica, abuso sexual, maus tratos físicos e/ ou psicológicos, privação de bens alimentares, isolamento e/ ou abandono.

O desenvolvimento do ser humano advém das características físicas, psicológicas e sociais, se houverem interferências nalgum destes níveis podem existir condicionadores no que concerne à qualidade de vida e bem-estar do futuro, podendo desenvolver ansiedade social, stress pós traumático, depressão, entre outros, ou e contrariando tudo que era de esperar o indivíduo pode crescer e ser feliz e realizado, pois através da experiência ganhou estrutura, competências e usou um mau momento para crescimento e desenvolvimento pessoal.

Temas delicados requerem avaliações detalhadas para que, se necessário, seja planeada uma intervenção adequada e personalizada.

Não podemos deixar que os fantasmas do passado, as imagens chocantes e os acontecimentos inesperados reduzam a nossa qualidade de vida.
Quando não nos sentimos bem temos de falar, temos de tentar entender e processar o que se pode estar a passar, normalmente não é possível sozinhos, mas existem profissionais especializados que nos podem ajudar.

"Os traumas são para a vida." - Os traumas advém de momentos de vida mais complicados, que podem ser compreendidos, processados e transformados, garantindo a qualidade de vida e bem estar necessários.



Cuidem-se e sejam felizes.
VP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A nossa Ansiedade

Muito se fala sobre ansiedade, stress, crises, pânico, mas será que sabemos realmente o que se passa connosco?! A ansiedade é caracterizada por um sentimento de medo, preocupação e tensão. É importante referir que a ansiedade é um estado emocional e mental normal e útil para o ser humano, mas quando sentida sem uma razão aparente ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se um problema de saúde, ou seja, uma doença psicológica. A ansiedade como perturbação psicológica pode ser extremamente incapacitante e limitadora. Podemos sempre estar mais atentos aos sinais: Preocupação excessiva com o que os outros pensam sobre si Medo de coisas que não são reais e que limitam o seu dia a dia Evitamento de locais e situações pois fica desconfortável  Sofrimento por antecipação Dificuldades em dormir, ou sono intermitente  Sente dores e pressões físicas  Pensamentos repetitivos que não consegue ultrapassar Podemos também prestar atenção aos sintomas: Frequência cardíaca acelerada ...

Sou...

Sobre a minha Formação: -Sou, Técnica de Gerontologia; Licenciada em Psicologia; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Frequentei o 1ºAno de Doutoramento em Psicologia-Especialidade em Clínica. Actualmente, Sou Psicóloga Júnior e o meu Ano Profissional Júnior está a realizar-se no CASP - Centro de Apoio e Serviço Psicológico. Defino-me como uma pessoa dinâmica, com boa capacidade de comunicação, organização e resolução de problemas, capacitada para avaliar e intervir. A criatividade e o sentido crítico sobre as coisas fazem com que esteja a abraçar esta nova fase em todos os contextos, permitindo assim que não só quem convive comigo diariamente mas também todos os possíveis seguidores tenham conhecimento sobre as minhas opiniões, pensamentos e reflexões. Esta é a minha Psicologia. VP

A importância de algumas datas. Artigo de opinião.

Olá,  Entre os últimos dois artigos deste meu pequeno campo de partilha foram mediatizados alguns dias pela comunicação social e pelas redes sociais.  Dias de amor, de mentira, de prevenção, de euforia e de tristeza. Pensei muito sobre alguns deles e muito pouco ou quase nada sobre outros, acredito muito em algumas destas datas e muito pouco em outras, como se tivessem significado, mas será que têm? Será que faz a diferença por existir o dia de X ou de Y? Pois bem,  Dia 14 de Fevereiro "Dia de S. Valentim" - um dia repleto de mentiras e máscaras, onde se usa o dia para esconder os problemas relacionais e usufruir daquilo que é suposto e que não se tem no resto do ano, ou um dia onde uma pequena percentagem de pessoas expressa realmente o amor e companheirismo, e usa este dia para intensificar os sentimentos e gestos na relação. Aposto que existem os dois lados, sendo que pessoalmente observo vidas de fachada e sem problemas nem soluções, vidas fictícias que chegam a to...