Olá,
Entre os últimos dois artigos deste meu pequeno campo de partilha foram mediatizados alguns dias pela comunicação social e pelas redes sociais.
Dias de amor, de mentira, de prevenção, de euforia e de tristeza. Pensei muito sobre alguns deles e muito pouco ou quase nada sobre outros, acredito muito em algumas destas datas e muito pouco em outras, como se tivessem significado, mas será que têm? Será que faz a diferença por existir o dia de X ou de Y?
Pois bem,
Dia 14 de Fevereiro "Dia de S. Valentim" - um dia repleto de mentiras e máscaras, onde se usa o dia para esconder os problemas relacionais e usufruir daquilo que é suposto e que não se tem no resto do ano, ou um dia onde uma pequena percentagem de pessoas expressa realmente o amor e companheirismo, e usa este dia para intensificar os sentimentos e gestos na relação. Aposto que existem os dois lados, sendo que pessoalmente observo vidas de fachada e sem problemas nem soluções, vidas fictícias que chegam a tornar-se doentias. Espero que o amor vença sempre.
Dia 5 de Março "Dia de Carnaval" - dia onde todos colocam uma máscara, brincando de sátira política, social e pessoal. Nem toda a gente aprecia o Carnaval, pois é só mais um dia para percecionar tudo que há de mal no país, outros adoram pois trabalharam muito e dão valor a desfiles, carros alegóricos, marchas e escolas de samba. Pessoalmente não sou fã do carnaval, nem me identifico com a festa em si, nem com o uso de máscaras, penso que tal facto advém de não suportar falsidades e pessoas com várias caras. Espero que prevaleça a verdade e não a máscara.
Dia 7 de Março "Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica" - um dia triste, que me faz repensar sobre a sociedade em que vivemos, sobre os valores e princípios das pessoas, e sobre o que realmente é o amor numa relação a dois. Estas mortes advém de relações doentias, abusivas e baseadas na posse de alguém e não na partilha e no companheirismo. Espero que um dia a violência doméstica desapareça, e que o amor e respeito prevaleça entre as pessoas, pois quem se ama não se agride, quem se ama não se mata.
Dia 8 de Março "Dia Internacional da Mulher" - um dia aproveitado por muitas mulheres para ir jantar com as amigas. Mas mais que isso um reconhecimento de que a Mulher existe e que é importante, e que contribuí para a nossa sociedade, não falo só de igualdade, falo dos valores, dos afetos e dos atos que só as mulheres podem trazer a esta sociedade. Mas por outro lado acho injusto não existir o Dia do Homem, o homem é mais que um género, o homem é a história, é o pai de família, é o apoio de todas as horas, em muitos casos pode ser um ofensor, um criminoso, um chefe que não faz mais nada a não ser assediar as funcionárias ou um líder que cativa todos à sua volta, independentemente de quem seja o Homem é importante que exista o dia internacional do homem, é importante que haja igualdade de homens para mulheres e de mulheres para homens.
Dia 11 de Março "Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo" - tenho muito respeito pelas vítimas, sejam elas quais forem, mas lembro-me de estar em casa e assistir ao embate do segundo avião no 11 de Setembro, e só posso dizer que foi assustador, triste e vergonhoso. Todos temos direito às nossas crenças religiosas, aos nossos modos de vida, mas para lutarmos pelo que quer que seja existem limites e existem regras, não podemos sair por aí a matar quem não tem a mesma ideologia política que nós, quem não acredita no mesmo deus que nós. Chega de extremismo, chega de jogar fora a vida por um crença irracinal que não trás felicidade a ninguém. Precisamos de estar em paz, connosco e com o mundo.
Dia 15 de Março "Dia Internacional Contra Violência Policial" - mais um dia que advém do extremismo e do abuso de poder. As forças policiais existem para nos proteger, auxiliar e defender, não para nos agredir violentamente ou dispara a matar. Bem sei que também são atacados muitas vezes e muitos tentam apenas salvar a sua vida, mas acredito convictamente que ação gera reação, e há muitas autoridades arrogantes e presunçosas que abusam deliberadamente da sua posição e estatuto. Espero que um dia o estatuto seja apenas o estatuto e que as vidas humanas sejam valorizadas.
Dia 19 de Março "Dia do Pai" - aquele dia que deve ocorrer 365 dias por ano, assim como o dia da mãe. Os nossos pais são os nossos pilares, os nossos exemplos e a nossa família. Em algumas famílias esta realidade não existe e só posso lamentar tal facto. Mas podemos sempre ser melhores, e se existem pessoas cujos pais não são bons exemplos, desejo que essas pessoas no futuro possam escrever uma história diferente na vida dos seus filhos, sendo uns pais presentes, carinhosos, que transmitem valores e princípios indispensáveis.
Dia 21de Março "Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial" e "Dia Internacional da Síndrome de Down" - a discriminação nem sequer devia existir, somos todos seres humanos, e temos de nos ver e aceitar como tal. As pessoas portadoras de Síndrome de down têm um dia internacional pra elas e bem o merecem, uma vez que infelizmente não existem postos de trabalho suficientes para elas, não existem apoios para elas, mas existem sempre críticas e comentários depreciativos. Este dia 21 deveria servir para sermos todos mais humildes e para aprendermos a respeitar a diferença.
Dia 1 de Abril "Dia das Mentiras" - o dia em que somos enganados pelos nossos amigos porque nem nos lembramos que é dia 1. O dia em que dizemos verdades dolorosas a brincar pois temos desculpa. Que este dia sirva apenas para brincar, e que as verdades sejam ditas quando for necessário.
Dia 2 de Abril "Dia Mundial da Consciencialização do Autismo" - se todos tivessemos a coragem de conhecer alguém com autisto ou familar direto de alguém com autismo, seríamos menos críticos e mais compreensivos, com o autismo, com as famílias e com as necessidades escolares destas crianças.
Dia 6 de Abril "Dia Mundial da Atividade Física" e "Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz" - a actividade física devia fazer parte dos nossos dias, pois é fonte de criatividade, bem-estar e saúde. Precisamos de hábitos saudáveis, e felizmente a nossa sociedade tem-se mostrado adepta da atividade física e dos seus benefícios. Nem sempre é fácil, mas só custa começar, 30 minutos por dia fazem a diferença, experimentem.
Dia 7 de Abril "Dia Mundial da Saúde" - a saúde mas que tema tão importante e tão fundamental na nossa vida. É imprescindível nos dias que correm não termos atenção à nossa saúde, desde a poluição ao estado do tempo, tudo tem sido agravado, e na saúde não é diferente. As bactérias estão mais resistentes, propagam- muito mais rápido do que se descobrem e criam antibióticos. Tenham atenção aos exames de rotina, tenham hábitos alimentares saudáveis, e pratiquem exercício físico.
Que os dias sejam dias de todos, somos seres humanos, vamos ser humanos uns com os outros.
Cuidem-se e sejam felizes.
VP
Comentários
Enviar um comentário