Avançar para o conteúdo principal

💜 AMOR 💜

Quando falo de Amor, procuro a pureza a veracidade e intensidade com que este sentimento deve ser vivido e sentido. Na nossa vida experienciámos várias formas de amor, o amor à família, o amor aos amigos, o amor ao namorado(a), o amor à profissão/trabalho, o amor a causas, entre outros.



Mas o que será o Amor ao certo???



Amar é cuidar, acarinhar, estar presente, apoiar, respeitar e não julgar.
Parece uma definição clichê, mas no que toca a Amor somos todos um pouco "côr de rosa". Seja qual for o contexto (familiar, profissional, social ou interpessoal) o amor é a forma de transmitir respeito, empatia, compreensão, suporte e afeto aos outros, podendo ser expressado de diversas formas e em pequenos gestos.
As famílias podem ser grandes ou pequenas, boas ou más, perfeitas ou inperfeitas, mas o que importa é o que sentimos e como sentimos, pessoalmente AMO a minha família (principalmente a direta), sem eles não seria quem sou, tenho respeito e agradeço pela educação que me deram, preocupo-me com eles e tenho um carinho enorme por eles, amo-os sem segundas intenções, amo porque amo e porque não me imagino sem eles. A pureza deste amor ultrapassa discussões e zangas que passam tão rápido como uma corrente de ar. Mas também amo o meu trabalho, a profissão que escolhi e que me realiza. Este amor é uma dedicação em prol do bem estar de todos os que atendo, sendo apaixonante a cada dia ser o que sempre sonhei, sou feliz e amo genuinamente estar presente com os outros e desempenhar um papel nas suas vidas.
Numa relação o Amor é adorar aquela pessoa, confiar nela, ter um melhor amigo e um amante na mesma pessoa, sem que haja necessidade de mais ninguém, amar é ter numa pessoa só o mundo.

Amar também dói. E se o nosso trabalho não for o que tínhamos sonhado? E se perder-mos algum membro da nossa família? E se aquela pessoa que amas te magoa?

Podemos viver um amor puro, seguro e cor de rosa ou podemos viver um amor instável e doentio ou podemos viver uma ilusão ao qual chamávamos amor.

Os sentimentos mais fortes, são traiçoeiros e só com o passar dos anos vamos desenvolvendo a nossa capacidade de sentir verdadeiramente, ou seja aliado à nossa maturidade está a nossa capacidade de amar.

Amar passa por respeitar o outro, mas passa também pelo nosso Amor Próprio. Será talvez a mais complicada forma de amor, é como se tivéssemos de amar no sentido inverso, mas a realidade é que só se pode amar o outro amando-se a si mesmo. Amar implica cuidar, se não temos autocuidado como vamos cuidar de alguém?

O Amor existe e está em todos, alguns só precisam descobrir.



Cuidem-se e sejam felizes.

VP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A nossa Ansiedade

Muito se fala sobre ansiedade, stress, crises, pânico, mas será que sabemos realmente o que se passa connosco?! A ansiedade é caracterizada por um sentimento de medo, preocupação e tensão. É importante referir que a ansiedade é um estado emocional e mental normal e útil para o ser humano, mas quando sentida sem uma razão aparente ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se um problema de saúde, ou seja, uma doença psicológica. A ansiedade como perturbação psicológica pode ser extremamente incapacitante e limitadora. Podemos sempre estar mais atentos aos sinais: Preocupação excessiva com o que os outros pensam sobre si Medo de coisas que não são reais e que limitam o seu dia a dia Evitamento de locais e situações pois fica desconfortável  Sofrimento por antecipação Dificuldades em dormir, ou sono intermitente  Sente dores e pressões físicas  Pensamentos repetitivos que não consegue ultrapassar Podemos também prestar atenção aos sintomas: Frequência cardíaca acelerada ...

Sou...

Sobre a minha Formação: -Sou, Técnica de Gerontologia; Licenciada em Psicologia; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Frequentei o 1ºAno de Doutoramento em Psicologia-Especialidade em Clínica. Actualmente, Sou Psicóloga Júnior e o meu Ano Profissional Júnior está a realizar-se no CASP - Centro de Apoio e Serviço Psicológico. Defino-me como uma pessoa dinâmica, com boa capacidade de comunicação, organização e resolução de problemas, capacitada para avaliar e intervir. A criatividade e o sentido crítico sobre as coisas fazem com que esteja a abraçar esta nova fase em todos os contextos, permitindo assim que não só quem convive comigo diariamente mas também todos os possíveis seguidores tenham conhecimento sobre as minhas opiniões, pensamentos e reflexões. Esta é a minha Psicologia. VP

A importância de algumas datas. Artigo de opinião.

Olá,  Entre os últimos dois artigos deste meu pequeno campo de partilha foram mediatizados alguns dias pela comunicação social e pelas redes sociais.  Dias de amor, de mentira, de prevenção, de euforia e de tristeza. Pensei muito sobre alguns deles e muito pouco ou quase nada sobre outros, acredito muito em algumas destas datas e muito pouco em outras, como se tivessem significado, mas será que têm? Será que faz a diferença por existir o dia de X ou de Y? Pois bem,  Dia 14 de Fevereiro "Dia de S. Valentim" - um dia repleto de mentiras e máscaras, onde se usa o dia para esconder os problemas relacionais e usufruir daquilo que é suposto e que não se tem no resto do ano, ou um dia onde uma pequena percentagem de pessoas expressa realmente o amor e companheirismo, e usa este dia para intensificar os sentimentos e gestos na relação. Aposto que existem os dois lados, sendo que pessoalmente observo vidas de fachada e sem problemas nem soluções, vidas fictícias que chegam a to...